Pré-Tratamento Metais

Para uma electrodeposição com qualidade, a superfície da peça metálica tem de estar perfeitamente limpa. Só assim se evitam certos problemas durante o processo galvânico, como por exemplo: – a contaminação e degradação mais rápida dos banhos, fracas aderências e camadas irregulares dos depósitos na superfície da peça.

Em joalharia, devido aos custos elevados dos metais preciosos, a preparação da peça que vai ser sujeita a electrodeposição – o Pre-tratamento – deve exigir sempre um cuidado muito especial com a limpeza perfeita do objecto. Ao descuidar-se esta primeira fase do processo galvânico, por norma paga-se bem caro essa negligência.

Quando se fala em metais associados à joalharia a nossa atenção vai imediatamente para o ouro e para a pratametais nobres e preciosos.
A prata, ligas de prata e metais comuns simples ou em liga – substratos de cobre, latão ou zamak – são frequentemente usados na fabricação de artigos de joalharia e ourivesaria. Estes objectos quando expostos ao ar oxidam rapidamente, além de sofrerem ainda a agressão directa dos produtos químicos que usamos no dia-a-dia e, também, a dos exsudados libertados pela nossa pele.
Assim, peças feitas com esses metais requerem uma protecção anti-oxidante eficaz, a qual é normalmente realizada pela electrodeposição de um metal intermédio antes da galvanoplastia final com o metal precioso. Caso a superfície do metal de substrato não esteja bem limpa os depósitos do metal de protecção podem ficar com camadas mal distribuídas e/ou com espessuras irregulares, sendo isso fatal para o sucesso da galvanoplastia.

Atendendo à importância do Pré-tratamento, destacam-se em seguida as principais fases deste processo.

Lixamento

Normalmente, é o único método capaz de remover defeitos e riscos profundos numa peça.

Desincrustação

É essencial remover todas as incrustações de óxidos visíveis à superfície, por vezes até é conveniente observá-la com a ajuda duma lupa. Habitualmente é suficiente a imersão da peça numa solução adequada mas também pode exigir a remoção mecânica dos óxidos.

Escovação

Se necessário, pode remover qualquer coloração originada pelo calor provocado com o lixamento.

Polimento

Quanto mais brilho conseguirmos na superfície do metal, melhor será o resultado da galvanoplastia e consequente aspecto final da peça.

Ultra-sons

Primeira fase de desengorduramento, imersão da peça em solução específica aquecida por aparelho gerador de ultra-sons, para remover as graxas do polimento.

Desengorduramento ou Desengraxamento Electrolítico

Segunda fase, a peça é sujeita a um processo electrolítico com uma solução alcalina surfactante que actua como detergente na remoção de óleos, graxas ou contaminantes inorgânicos.

Neutralização/Activação

Realiza-se após o desengorduramento por imersão simples (sem corrente) da peça numa solução com pH bastante ácido. Depois da peça ter sido bem limpa e desengordurada este tratamento deve anteceder sempre a electrodeposição.